quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lobato para a meninada de ontem


A Som Livre lançou, sem fazer alarde, um DVD com a temporada "Memórias da Emília", veiculada em 1978. Quem como eu, morre de saudades do Sítio antigo, com Reny de Oliveira, Rosana Garcia vai adorar a notícia. Parece que não está disponível em todas as lojas, somente na Saraiva e na Livraria Cultura, que já avisaram, a edição é limitada. Eu comprei o meu e a meninada aqui em casa está amando.
De verdade eu achava, lá no fundo, que tinha um certo saudosismo nesse nosso sentimento de que "no nosso tempo é que era bom". Mas agora, revendo a temporada de 1978 a gente fica se perguntando "o que é que aconteceu com televisão brasileira nesses 30 anos?" Os atores desapareceram, a qualidade do roteiro caiu absurdamente e a trilha sonora? ( essa "pelamordeDeus"). A original trazia arranjos elaborados, poesia que respeita a inteligência da criança, vozes privilegiadas. O cd original trazia grandes músicos: Chico Buarque, João Bosco, Ivan Lins e de quebra Doces Bárbaros na música "Peixe". Acho que M. Lobato que andava já cansado de tanto se revirar no túmulo, teve um pouco de sossego com esse lançamento.

4 comentários:

Marco Yamamoto disse...

Oi Andréia,

obrigado pelo comentário no meu blog. Vim retribuir a sua visita e tive esta grata surpresa. Este post acordou uma lembrança de infância super gostosa.

Eu também curtia o Sítio do Pica Pau Amarelo, comendo bolinho de chuva e tomando nescau com leite.

Era uma época muito feliz e eu compartilho o seu espanto ao ver o que aconteceu com a TV brasileira. Hoje, em dia, praticamente não assisto mais a TV aberta

Beth/Lilás disse...

Oi, Andréia!
Pois eu fui "criada" com a coleção verde de capadura do Monteiro Lobato.
Me perdia nas estorinhas e foi o melhor presente que meu pai nos deu.
Infelizmente a TV atual não pensa mais na criança e no futuro deste país. Só quer mostrar baixaria com mulheres frutas e as pobres criancinhas quase sem opção.
Ainda bem, existem mães antenadas e cuidadosas como você, procurando o melhor para seus filhotinhos.
Parabéns!

Ah, aproveitei e fiz um post com fotoshop para o meu filhote também. Só que agora ele tem 23 aninhos.Veja lá. hehe
bjs

Andréia disse...

Marco, que bom ver vc por aqui. Eu te conheço do blog da Titia Batata.
Adorei a tal história do Nescau com leite. Eu e meu marido tivemos, depois do seu post, uma discussão profundíssima acerca da qualidade do leite com Toddy ou Nescau. Ah, e faltou vc falar do Kichute, que tava no pé de todo moleque da época. Volte mais.

Andréia disse...

Lilás,
Comprei outro dia, na estante virtual a coleçao de capa verde do Monteiro Lobato. As ilustrações são dele tb. A coleção tem até aquele cheirinho de livro velho. Um sucesso aqui em casa.
Bj