sábado, 29 de agosto de 2009

Liberdade Criativa da Mente de uma Criança

Eu e minha filha mais velha, Estela, que tem 8 anos e 7 meses, há um mês atrás conversávamos sobre números e conceitos matemáticos. No meio da conversa ela, preocupada com o conceito de infinito, e de frações, entendeu que, numericamente, vamos na direção do infinito positivo somando 1 a cada novo número e ao infinito negativo diminuindo de 1 a cada novo número.
Até aí você dirá que não há nada demais... e eu concordo com você...
Depois ela entendeu que qualquer número pode ser dividido em infinitas frações que ela corretamente categorizou como infinito para dentro.

Concluiu seu entedimento matemático como: os números são infinitos para cima (+), para baixo (-) e para dentro (/) e perguntou... e para fora?
Estou sem dormir desde então... o que há para fora do número inteiro natural? Mundos quânticos? Paralelos?
Filósofos, Matemáticos, Físicos, Teólogos, Artistas... alguém pode me dar uma explicação?




Viva a liberdade criativa da mente científica de uma criança!

2 comentários:

Lucas Arruda disse...

O infinito nunca se estrapola, pois ∞*x sempre será infinito. Portanto, não existe o tal infinito para fora.

............ ............ ............ ............ ............ ............ ... Rodrigo Vieira Ribeiro disse...

Lucas, uma boa resposta matemática, se considerarmos a linha... no entanto o para fora seria o para fora do número, para fora da linha numérica. É uma questão N dimensional...

Acrescentemos à questão o problema linguístico-filosófico que está inserido nos opostos que são acima x abaixo, positivo x negativo, e a fração para dentro... essa não tem oposto na matemática, mas tem oposto linguístico.

Ora, se a matemática é uma linguagem que expressa alguma coisa só que de forma contável e sendo linguagem também é filosófico o oposto da fração seria o inteiro...

A brincadeira línguística da Estela esbarra no "Além do Inteiro", que seria para além da unidade, para fora do universo.

Uma questão, matematicamente "Irresponsável" *risos* como eu escutei em uma assembléia certa vez...

Lucas, obrigado pela visita, volte sempre!