sábado, 29 de agosto de 2009

Liberdade Criativa da Mente de uma Criança

Eu e minha filha mais velha, Estela, que tem 8 anos e 7 meses, há um mês atrás conversávamos sobre números e conceitos matemáticos. No meio da conversa ela, preocupada com o conceito de infinito, e de frações, entendeu que, numericamente, vamos na direção do infinito positivo somando 1 a cada novo número e ao infinito negativo diminuindo de 1 a cada novo número.
Até aí você dirá que não há nada demais... e eu concordo com você...
Depois ela entendeu que qualquer número pode ser dividido em infinitas frações que ela corretamente categorizou como infinito para dentro.

Concluiu seu entedimento matemático como: os números são infinitos para cima (+), para baixo (-) e para dentro (/) e perguntou... e para fora?
Estou sem dormir desde então... o que há para fora do número inteiro natural? Mundos quânticos? Paralelos?
Filósofos, Matemáticos, Físicos, Teólogos, Artistas... alguém pode me dar uma explicação?




Viva a liberdade criativa da mente científica de uma criança!