domingo, 25 de maio de 2008





A novidade da semana é o Cd Águas da Amazônia, obra encomendada para o espetáculo do Grupo Corpo Sete ou oito peças para uma ballet. O Henrique vem perseguindo essas músicas desesperadamente. A cada vez que escuta repete: essas são minhas, o verde puxando o amarelo é meu!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Quando vejo o Corpo....




Alguém já disse que o artista enfeita a cidade.

A passagem do Grupo Corpo por Ipatinga deixou uma comoção engraçada. Ontem, em vários lugares as pessoas comentavam: e essa música (a do philip Glass) que não me sai da cabeça! ou que bom que não sou bailarino, senão tinha ficado deprimido, ou ainda mas como é que eles conseguem? era computação gráfica? (Benguelê).

E entre enfeitiçada, deprimida e deslumbrada eu acordei na segunda-feira pronta pra trabalhar. No caminho, passo pela frente do hotel onde eles estavam hospedados... tão perto...
E vou pro trabalho assim...

O Luiz Fernando Veríssimo conta: quando vejo o Corpo fico patriota.
Eu, quando vejo o Corpo, fico mais bonita!

sábado, 17 de maio de 2008

Ainda Grupo Corpo

Pelo jeito nós somos fãs de carteirinha do Grupo Corpo: DVDs, CDs, vontade de comprar as jóias da coleção da H.Stern... e tudo o mais... assunto único aqui em casa há mais de mês desde que soubemos da vinda deles à nossa cidade.

Mas artista mesmo aqui em casa é a Alice...

Esta semana ela desenhou no quadro de avisos um bailarino do grupo dançando o Parabelo. Percebam a necessidade de ela expressar pelo desenho o movimento do dançarino.

Hoje pela manhã, depois da sessão de ontem com as montagens: 7 ou 8 peças para um balet e Benguelê ela acordou e foi direto para o quadro desenhar outro bailarino, agora do Benguelê.

Ela mesma explicou o desenho: - são as mãos dele no ar papai!

Não é porque sou pai não, podem falar à vontade. Mas eu enxerguei o que ela queria dizer com isso!

Assistam ao balet e me digam se ela representou corretamente ou não... as vezes penso que tenho uma cubista aqui em casa... a simultaneidade é tudo!


Primeira aula de balet da Alice...

Mais uma de pais corujas e família coruja...

Nos deslocamos, a família ripinica inteira, para levar a Alice na sua primeira aula de balet. Levei a máquina e tudo. Na hora exata da saída de todas as escolas da cidade... ruas lotadas, trânsito infernal, sem lugar para estacionar e a certeza de arrependimento de sair de casa na hora mais difícil de todas...

Professora atrasada, Alice uma verdadeira pilha de nervos, ansiosa e com aquela cara que ela nasceu... de testa franzida como quem pergunta: "o que é que está acontecendo?"

Dei sorte e não arrependi... fotografei a Alice exatamente como sempre a vemos em momentos de crise:

O resto é mero registro de uma aula de balet para meninas de 5 anos...

Corpo não, Body!




O Diogo de Lima é um bailarino que nós conhecemos dos DVDs Lecuona, Parabelo e Benguelê. Por ser muito expressivo, tecnicamente competente e ter um cabelo parecido com o do Rique, as crianças passaram a identificá-lo e a procurá-lo. O Rique fica bravíssimo com o fato dele se chamar Diogo (nome de um coleguinha da classe) e sempre reivindica:

- Não é Diogo, o nome dele é Henrique, não é mamãe?


Ontem, no espetáculo, frustração geral, quando descobrimos que esse bailarino, o Diogo, não faz mais parte da Companhia. E como nos explicou uma acessora do grupo: "mudou-se para os Estados Unidos".


Alice inconformada lamenta:

- Mas será que ele não vai ficar com saudades?


Ele eu não sei, mas a gente com certeza....

Sinopse de "7 ou 8 peças para um Ballet"


Rique hoje cedo prá mim:
- Mamãe, coloca o DVD do verde puxando o amarelo.

Saldo de ontem

Como já disse o Luis Fernando Veríssimo: "quando assisto o Corpo, fico patriota".
O espetáculo de ontem teve o impacto esperado aqui em casa: uma tarde inteira de preparações, comigo tentando fazê-los dormir e fracassando em todas as tentativas e arrumação digna de preparativos para um casamento. Na entrada do teatro, uma coca-cola no Café Entreatos (charmosérrimo por sinal) com direito a bagunça e refrigerante derramado pelo chão. No meio do espetáculo eu e Rodrigo ainda cometemos a delicadeza de trocar a fralda (vazando) da Isabel em plenas poltronas finérrimas do Teatro. Dos 4 só os pequenos (Rique e Bebel) permaneceram acordados. Isabel, como sempre, enfeitiçada pelo Benguelê.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Anima Mundi e Lecuona


A dica de hoje é o DVD Anima Mundi 4(2005) que traz uma seleção com os 10 melhores curtas do gênero no ano. Destaque especial para o alemão "Morir de amor" - Alice considerou o melhor de todos... adorou a canção tema (um bolerão daqueles!) e soltou a pérola:
- Já sei mamãe, este é igual àquele!
-Qual, filha?
E tirou da estante o Lecuona do Grupo Corpo.
E eu, como sempre, achei a coisa mais linda!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Jóias do Corpo


Linda, linda é a coleção de jóias da H Stern inspirada nos ballets do Grupo Corpo. Quem for masoquista pode conferir as fotos no site http://www.hsterngrupocorpo.com/

Mais do Corpo


Joaõ Bosco falando de Benguelê em entrevista no Palácio das Artes:


E a parceria de um mineiro com o grupo Corpo, também de Minas Gerais, para o qual você fez a trilha do espetáculo Benguelê?
No princípio eu relutei um pouco, mas o Paulo e o Rodrigo Pederneiras insistiram muito para que eu participasse desse projeto e hoje eu agradeço pela força, porque foi muito importante essa parceria. Benguelê estreou em 1998, etmologicamente significa "saudade das terras livres e férteis do longínquo reino africano", e o espetáculo tem essa temática. Eu procurei criar uma trilha com esse viés de negritude, muito expressiva. Em função da ousadia do grupo Corpo pude usar toda essa minha vertente criativa nas composições. A experiência de compor foi única e fantástica.

Maravilha de vocabulário


Vovó buscando os filhote na escola, dirigindo e gerenciando a briga no banco de trás:

-Rique , pára de implicar com a Estela.

- Não páro não.

- Pára, Rique. Por que cê tá mexendo com ela?

- Tô mexendo de sacolagem. É sacolagem mesmo!

Dança



E está aberta a semana da dança lá em casa. Não se fala em outra coisa: sexta e sábado o Grupo Corpo com o tão esperado Benguelê. Isabel é quem mais gosta, coloca os dois dedos na boca e viaja.

E hoje Alice começa suas aulas de Ballet. Vamos ver se dessa vez a coisa engrena...


É isso aí:

"...carreiro bebe, candeeiro também bebe, senhor mandou dizer que não ensina a boi beber."